DICAS
Mais Dicas:
Como escolher a serra exata

A escolha da Serra
Há uma serra adequada para cada tipo de madeira e de corte. Para obter um bom acabamento sem perder tempo com lixa depois do corte, é necessário conhecer um pouco mais sobre os tipos de serras disponíveis no mercado. Jamais "chute" na hora de se decidir pela compra ou pelo uso de determinada serra.
As serras circulares são discos de widea (tungstênio), com variação de tipos e quantidades de dentes. Cada uma tem uma indicação específica de uso. Elas são instaladas em máquinas estacionárias circulares de bancada ou nas circulares esquadrejadeiras.
Existem várias marcas de serras de widea disponíveis no mercado. Entre elas estão as Serras Orix desenvolvidas para acompanhar os cortes dos mais diferentes materiais. Recentemente lançada, a Serra de widea com dentes alternados em 35° revelou ser a ideal para trabalhos em MDF revestido. Outra importante evolução são os sistemas baixo-ruídos, colocados no corpo das serras, garantindo um trabalho mais silencioso.
É bom saber que as serras exigem cuidados constantes de conservação. Isso porque, a camada de verniz que envolve a serra, precisa ser removida periodicamente com Thinner. Se o marceneiro não segue tal indicação, a serra corre o risco de queimar ou trincar com o uso. No caso de Serras revestidas de teflon, esses problemas não acontecem e dispensa cuidados especiais, proporcionando vida útil mais longa a serra.
Os dentes da serra
É importante conhecer um pouco, os tipos de dentes existentes nas serras. São quatro modelos diferentes, usados conforme o tipo de corte desejado. Existem os dentes retos, os alternados, os trapezoidais e os chanfrados à direita e à esquerda.
Dois deles costumam ser mais usados no dia-a-dia da marcenaria: os alternados e os trapezoidais. Se souber empregá-los corretamente, evita o desgaste da máquina e proporciona melhor desempenho e acabamento ao trabalho.
Cuidados necessários
Ao colocar a serra no eixo, não calce o disco pelo dente para apertar a porca. Neste caso, ela pode vibrar.
Se a bucha de redução tiver folga, a serra vai vibrar e lascar a madeira. Ea pode se soltar e atingir o operador.
Afie suas serras regularmente para ampliar a vida útil da ferramenta. Informe-se sobre esse serviço nas lojas especializadas que vendem serras.
Verifique se a flange, o anel que segura o disco no eixo, ocupa 1/3 do raio do disco, para que a serra fique perfeitamente ajustada e não vibre.
Publicado em: 31/03/2014